segunda-feira, 22 de junho de 2009

Filmes & Vídeos // Lidando com Experiências Psicodélicas Difíceis (MAPS / Redução de Danos)

O vídeo a seguir, produzido pela MAPS (Associação Mutidisciplinar para Estudos com Psicodélicos), procura estabelecer princípios gerais de como prestar apoio e ajuda a alguém que está passando por uma experiência psicodélica difícil, a tão falada bad trip (má viagem): um dos eventos mais preocupantes no que diz respeito aos danos psicológicos severos no uso recreativo e ilícito de substâncias psicodélicas.

Apesar de a maioria destes químicos figurar como substâncias proibidas, é preciso reconhecermos que o seu uso acontece em variados lugares e por variados grupos de pessoas, principalmente pelos jovens. Este uso abusivo e inconsciente, que a incompetência de um proibicionismo violento e arbitrário não é capaz de sanar, incide em um submundo de riscos reais que nós, em função de um monolítico tabu, preferimos não enxergar.

Uma das mensagens mais importantes do vídeo diz respeito à maneira como o proposto ajudante acaba interferindo na experiência (bad trip): na maioria dos casos, este ajudante procura distrair a pessoa sob efeito do psicodélicos da sua experiência, que naturalmente inclui momentos de desconforto e desgate psicológico. Esta atitude, ao contrário do que se supõe, pode contribuir para o agravamento da situação. Portanto, o ideal é que se permita à pessoa explorar livremente, fornecendo segurança e companhia, inclusive estes momentos de desconforto, sem estimulá-la a fugir ou escapar das suas sensações. "Difícil" não é necessariamente "ruim".

A intensão da MAPS é divulgar informações que, imprescindivelmente, precisam alcançar diversos meios, principalmente a família e as escolas, altamente despreparadas para lidar com a complexidade das substâncias psicodélicas: um grupo de alcalóides impregnado por uma antiquíssima história de utilização pelo homem e que, nos últimos 50 anos, tornou-se o protagonista de uma série de eventos científicos, sócio-culturais e políticos.


7 comentários:

  1. muito legal! obrigado por legendarem o vídeo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente vídeo, realmente uma contribuição importante para os estudiosos da psicodelia.
    Parabéns pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog! Bela contribuição para quem usa ou se interessa pelos psicadélicos!
    Continuem a divulgar o seu uso responsável, quem sabe se não é um caminho viável para nos superarmos como seres humanos, se não serão uteis para a nossa evolução espiritual!

    ResponderExcluir
  4. Escelente video .. tenho passado aos amigos que curtem .. trouxe à mim informações importantissímas e tirou algumas duvidas

    ResponderExcluir
  5. sou químico e trabalho com as naçoes indígenas xinguanas..publiquei um livro recentemente "um químico e o curandeiro" que trata dos aspectos neuroquímicos-farmacologicos e da plasticidade da mente sob esses efeitos...e o lado espiritual..que nao pode ser deixado por menos...essa pagina me servio de inspiração

    ResponderExcluir
  6. gostei mto do video ja tive varias experiencias lisérgica. mais achu que nao saberia como ajudar alguem nessa situaçao...mais agora sei pelo menos os principios basicos mto legal e educador este video

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o vídeo! As legendas foram feitas por vocês?

    Vou colocá-los nos links do meu blog:
    www.yutaa.wordpress.com
    visitem!

    abraços!

    ResponderExcluir