terça-feira, 19 de maio de 2009

Filmes & Vídeos // Peyote: Trechos Intrigantes do Filme Blueberry



Blueberry é um filme de 2004 dirigido por Jan Kounen, livremente inspirado nos quadrinhos do escritor belga Jean-Michel Charlier e do artista francês Jean Moebius Giraud. O longa, uma espécie de western xamânico estrelado por Vincent Cassel (o mais novo queridinho do cinema francês), conta a história de Blueberry, o xerife da cidade de Palomino, que tenta manter o equilíbrio entre duas civilizações: os brancos e os índios apaches chiricahua, divididos pelo poder e domínios de terras. Educado pela tradição indígena chiricahua, Blueberry vive, durante o filme, uma intensa saga de auto-conhecimento e revelações através da magia indígena (desapontando os fãs dos clássicos e velozes filmes à la Velho Oeste). O longa conta com uma das passagens do cinema, na minha opinião, mais intensas já vistas.

Os dois trechos disponibilizados a seguir são de dois momentos em que o protagonista experiencia os poderosos efeitos de uma infusão de peyote (alguns dizem ser ayahuasca, mas há uma cena onde aparecem fatias dos botões do cacto) dada pelos índios. O diretor conseguiu captar este momento de transformações caleidoscópicas, alterações de consciência, passagens de pensamento, revelações e camadas de realidade com uma maestria invejável. Confiram:

Obs: o segundo trecho contém spoilers sobre o filme (apesar de ser o trecho mais fantástico).



Um comentário:

  1. Aunque en la película se vean cactus, te aseguro que es ayahuasca: pregúntale a cualquiera que la haya tomado, y te dirá que es idéntico a un viaje con "la soga de los muertos"

    saludos

    ResponderExcluir