quarta-feira, 13 de maio de 2009

Filmes & Vídeos // LSD: The Beyond Within (documentário da BBC, 1986)



LSD: The Beyond Within, o que pode ser traduzido por algo como LSD: Além do Interior, é um documentário produzido pela emissora britânica BCC, que foi ao ar pela primeira vez em 1986. O documentário é um rico recipiente de informações e fatos sobre a história da substância, desde a sua descoberta pelo químico suíço Albert Hoffman, na primavera de 1943, até a sua "queda", após o ácido escapar dos laboratórios científicos, cair no cotidiano dos milhares de jovens durante as movimentações da contracultura e ser finalmente proibido em todos os territórios mundiais assim como para a própria pesquisa científica.

O interessante desde documentário é a sua capacidade de analisar a história do LSD sob uma ótica imparcial, dando voz tanto àqueles que o consideram uma poderosa droga potencialmente positiva para as pesquisas científicas, a investigação da mente e a evolução da consciência humana na sua percepção e relacionamento com o mundo e a natureza, assim como àqueles que a consideram uma perigosa substância capaz de alienar o comportamento e produzir danos em função das tão faladas más viagens (bad trips).

O documentário se divide basicamente em dois momentos. O primeiro é o da descoberta da Dietilamida do Ácido Lisérgico e sua entrada definitiva para os laboratórios científicos da química, neurologia e ciências humanas (principalmente a psiquiatria) após a identificação de efeitos psíquicos potentes que representavam misteriosos processos na mente e no comportamento. Tais efeitos chamaram grande atenção da sociedade científica, e, a partir deste momento, um montante de informações brotaram em livros, artigos, teses, estudos e experiências.

O segundo momento já nos mostra o momento conturbado da história desta substância, que inicia-se com a disseminação do uso do ácido entre grandes populações e os consequentes danos causados pelo uso inconsciente e abusivo livre do apoio ou monitoramento científico. Foi a partir daí, conciliando tal realidade com a "inconveniência" de um movimento que pretendia lançar mão da superficialidade humana do consumo e do american way of life (na época minado pela falta de perspectivas em um desastroso pós-guerra) que o governo rebaixou o LSD ao status atual de substância proibida internacionalmente e combatida pelas políticas públicas em todo o mundo.

O próprio Albert Hoffman é quem mais leva a narrativa, explicitando as potencialidades da sua criação que, anos depois, veio a assustar muita gente. Outros cientistas e grandes personalidades da época aparecem dando uma série de entrevistas e relatos da época: Ronald Sandison, pioneiro na pesquisa terapêutica do LSD (terapia psicolítica); Humprey Osmon, cunhador do termo "psicodélico" e quem supervisionou o político Christopher Mayhew em um teste com mescalina televisionado em 1955; Aldous Huxley, o famoso autor de As Portas da Percepção; Christian Swinburn, professor de filosofia da religião; John Marks, o homem que revelou ao mundo o MKULTRA (programa de pesquisa com LSD da CIA para estratégias de guerra); Ken Kesey, autor de "Um Estranho no Ninho" e talvez o homem que mais tenha advogado o uso de LSD entre os jovens durante a época da contracultra, entre outros.

Não existem legendas em portugês para o documentário, tão pouco é possível encontrar o VHS desta raridade em locadoras. Portanto, para divulgar materiais que considero enriquecedores para a cultura e conhecimento, estou disponibilizando o link para download do filme.

LSD: The Beyond Within (2 arquivos, mp4, 268mb, 122min): http://www.megaupload.com/?d=6Z6UDS25

7 comentários:

  1. porra velho.. massa mesmo!! valeu pelo post.. do caralho!!

    volto aqui depois pra postar a legenda..

    valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro projetoultralice, gostaria de saber se esse vídeo tem tradução para o português ?
    Agradeço,

    ResponderExcluir
  3. Avisos psicodélicos, não temos ainda a legenda traduzida, mas em pouco tempo vai ser disponibilizado aqui, e pode deixar que avisamos.

    ResponderExcluir
  4. E a historia da legenda...?

    ResponderExcluir
  5. estou trabalhando na tradução, dentro de poucas semanas deverei divulgar no legendas.tv

    ResponderExcluir
  6. salve!

    alguém sabe aonde encontrar tanto esse documentário como o 'hoffmann's potion' legendados de graça?

    ResponderExcluir