quinta-feira, 21 de maio de 2009

Filmes & Vídeos // A Figueira do Inferno (Curta-documentário, 2004)



Trombeta, Datura, Erva-do-diabo, Saia-branca, Copo-de-leite, Zabumba: inúmeras nomenclaturas para a protagonista deste interessante documentário - a Figueira do Inferno, uma intrigante planta com propriedades altamente alucinógenas - e também perigosas.

O curta, dirigido por Raoni Vale e Ernesto Teodósio, funciona como um registro sobre a utilização desta erva no nordeste brasileiro - da medicina popular às intensas viagens psicodélicas intoxicantes patrocinadas por uma perigosa substância - um alcalóide tropano conhecido como escopolamina. A Figueira do Inferno faz parte do vasto universo da sabedoria popular ligada ao conhecimento das propriedades medicinais das plantas, e figura entre umas das mais antigas espécies relacionadas às práticas xamânicas no norte do México e parte dos Estados Unidos.

A Trombeta é, também, a principal figura nos relatos de Carlos Castañeda em A Erva-do-diabo. Na obra ela toma um destaque ainda maior do que o próprio peyote - cacto responsável pela produção de mescalina.

No decorrer do documentário, surgem grandes personagens da cultura popular. Raizeiros como o Dr. Raiz e Zé Borba conduzem a narrativa nos levando ao que há de mais vernacular no conhecimento das plantas medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário